segunda-feira, 25 de março de 2013

Festa do Pinhão em Visconde de Mauá.

E a Festa do Pinhão já tem data marcada em Visconde de Mauá!

Dias 17, 18 e 19 de Maio Festa popular da cidade (Festa do Pinhão).

Dia 25 de maio, Visconde de Mauá acolherá um festival gastronômico, que atrai renomados chefs e transforma-se na bancada ideal para a criação de novos pratos com pinhões e trutas das águas frias.

O evento conta com música, entretenimento e comida. Todas as barracas da festa comercializarão produtos feitos à base do pinhão - fruto da árvore araucária: doces, tortas, bebidas, petiscos, salgados e bebidas, entre outros.

Da saída da Via Dutra até Visconde de Mauá são 36 km.

Entre os atrativos exóticos de pinhão estão o bobó de pinhão, cocada de pinhão, churrasco com pinhão, farofa de pinhão e drinks com pinhão.

A festa acontece na Vila de Mauá, ao lado da antiga cooperativa de leite.

Confira os principais eventos dessa festa:

Cozinha show – Workshop/Oficinas com demonstrações ao vivo da culinária e degustação com a participação de chefs de renome nacional e internacional.

Salão do Pinhão – Exposição dos artistas locais nas artes plásticas, artesanato, pintura, escultura dentre outros no Centro Cultural de Visconde de Mauá.

Sabores da Montanha – Formação de Vila para exposição, degustação, comercialização dos produtos da terral cultivados e/ou produzidos naRegião, tais como cogumelo, truta, granola, mel, cachaça, lingüiça, ervas, pastas, doces e hortaliças orgânicas.

Tour Gastronômico – Elaboração de variados roteiros de culinária específica, pelos inúmeros restaurantes da região, integrados à temática do Festival.

Tour aos setores de cultivo e beneficiamento dos produtos da terra – Visitas ao cultivo/produção da araucária, cogumelo, truta e a um capril, dentre outros típicos da localidade.

Jantar de Boas Vindas – Realizado na Cerimônia de Abertura por Chefs locais convidados.

Degustações de vinho – Importadoras levam os produtos e oferecem treinamentos aos proprietários de restaurantes e respectivos garçons no espaço cultural: Salão do Pinhão.

Protejo Visconde de Mauá

Tem o objetivo de desenvolver nas escolas durante o evento, um projeto que remeta a importância da preservação da Mata Atlântica e reconstituição das áreas degradadas, não apenas por questões ambientais, mas também por aspectos culturais da região. Confecção de cartilha explicativa e com atividades diferenciadas para estimular a participação das crianças e jovens no projeto, a fim de despertá-los como agentes de mudança comportamental na comunidade que estão inseridos.

Cozinheiro “Chefinho” – Oficinas e concursos de culinária para crianças, trabalhando conceitos da gastronomia com arte, desenvolvendo a criatividade em relação à combinação dos ingredientes, sabor e decoração dos pratos, além de destacar a sua importância para o crescimento sócio econômico de Visconde de Mauá e vizinhança.

1º Abraço Verde” em espaço de destaque, realizando o plantio mínimo de 500 mudas para estimular o cultivo da araucária – símbolo de Visconde de Mauá e principal temática da Temporada de Outono, hoje em extinção. Além do plantio, envolvendo a comunidade local e a rede de ensino, será realizada breve palestra por especialista sobre a importância da preservação desse exemplar para o Meio Ambiente, a sua relação com Mauá e técnicas de plantio e manutenção.

Venha aproveitar o maior evento de Visconde de Mauá!!!

Ligue para nossa Central de Reservas em Visconde de Mauá e agende sua hospedagem em uma de nossa Pousadas: (24) 2107-8076.






Fonte: Marília Anacleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário